domingo, 15 de junho de 2008


TESTE: VOCÊ CONHECE BEM O SEU FILHO?*

E você? Acha que conhece bem o seu filho? Junte a família, faça o teste abaixo e descubra! Este não é um teste validado estatisticamente, mas pode servir como indicador do grau de diálogo e conhecimento que você tem em relação aos seus filhos.

*Elaborado pelo Dr. Jairo Werner, psiquiatra de infância e adolescência da UFF e UERJ e doutor em Saúde Mental.
Instruções: Pais e filhos devem responder às perguntas separadamente, somar o número de acertos e conferir o resultado no fim desta página.

PERGUNTAS PARA OS PAIS
1- Seu filho (a) se considera uma pessoa:
a) introvertida, tímida
b) expansiva, desinibida
2- Como é o humor do seu filho ou de sua filha?
a) estável, sem altos e baixos
b) irritado, sem paciência para as coisasc) agitado, sempre animado
3- Como seu filho (a) se vê? Como uma pessoa:
a) segura
b) insegura
4- Diante de um desafio, o que ele (a) sente:
a) ansiedade, nervosismo
b) tranqüilidade, calma
5– Seu filho (a) tem opiniões mais:
a) tradicionais, conservadoras
b) polêmicas, liberais
PERGUNTAS PARA O FILHO OU FILHA
1- Você se considera uma pessoa:
a) tímida
b) desinibida
2- Como é o seu humor?
a) estável
b) irritado
c) elétrico
3- Como você se vê?
a) seguro
b) inseguro
4- Diante de um desafio, o que você sente?
a) nervosismo
b) tranqüilidade
5- Se você quiser levar um(a) namorado(a) para dormir em casa:
a) Você vai pedir
b) Não vai levar
c) Vai levar escondido
RESULTADO:
5 ACERTOS: Parabéns! Você conhece bem seu filho. Continue neste caminho.
3 ou 4 ACERTOS: Bom, mas observe mais os aspectos em que você errou.
1 ou 2 ACERTOS: Cuidado! Você pode estar muito distante do seu filho e ele pode estar tendo dificuldade para expressar sentimentos e emoções para você. Dialogue mais com ele.
NENHUM ACERTO: Você não conhece seu filho. Ele parece um estranho para você. Procure-o agora mesmo para conversar.
Acabei de fazer esse teste com minha mae, e tive respostas surpreendetes...
ví q o q penso q sou eh diferent do q minha mae pensa sobre mim...
Na 1ª pergunda respondemos TIMIDA;
Na 2ª minha mae respondeu IRRITADA e eu respondi ESTÁVEL;
Na 3ª minha mae respondeu SEGURA e eu INSEGURA, e ela se espantou com minha resposta...
Na 4ª respondemos NERVOSISMO;
E na 5ª questionamos a pergunta e naum chegamos a um consenso em relação há resposta...
Lêmos a resposta e ficamos meio assim...
e eu me pergunto: o q será q minha mae pensa d mim???
kmo será q ela me vê????
acho q na questão de segurança acabei frustrando um pouco ela...
as vezes nossas atitudes nos fazem parecer q somos pessoas diferentes das que realment somos...
nossa...agora me dei um nó...
hehehehehehehe
BjO

Nenhum comentário: